Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do curso técnico em comércio do IFSP Jundiaí apresentam mostra científica

• Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 09h47
  • Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 09h51

A mostra científica começou no dia 22 de maio, ficará exposta até o dia 26 e fez parte dos componentes curriculares, Teoria do Varejo e Administração de Compras, do curso técnico em comércio do IFSP câmpus Jundiaí. Ambas as matérias foram ministradas pelo professor Nélio Reis.

A disciplina Teoria do Varejo aborda o significado econômico do varejo no Brasil, apresenta os formatos de lojas varejistas e os fundamentos da gestão de serviços no varejo, expõe os conceitos de mix de serviços no varejo e trata dos serviços no pequeno varejo e da capacitação para o desempenho em serviço.

A disciplina Administração de Compras aborda o planejamento, programação e controle de materiais, apresenta as características dos processos de compras, armazenamento e movimentação de materiais, enfatiza as técnicas de negociação, características e perfil do negociador, planejamento da negociação e tomada de decisão e aborda também o desenvolvimento de fornecedores e o processo de Importação.

"Essas exposições possibilitam aos estudantes a oportunidade de vivenciarem a pesquisa de uma forma prática, já que por meio da leitura de artigos científicos os alunos pesquisam, formulam hipóteses, experimentam, fazem observações e interpretam os resultados obtidos", afirma o professor.

"Foi um grande desafio para nós a conclusão desse trabalho, porém superou nossas expectativas", afirmou a aluna Iara Nicco.

"Com base nas experiências vivenciadas pudemos perceber que independente da esfera em que o professor atue – pública ou privada –, ele deve sempre buscar estratégias que possibilitem o protagonismo dos estudantes. Nesse sentido, exposições se mostram fundamentais para que os estudantes se tornem mais participativos, questionadores, passando a se informar mais sobre a profissão de técnico em comércio em suas vidas, o que consideramos um grande legado, já que essa Ciência contribui não apenas para uma visão mais crítica do mundo, mas também para a resolução de muitos problemas que são tão atuais em nossa sociedade e no mundo do trabalho", reitera o professor Nélio.

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Comércio (pertencente ao eixo tecnológico “Gestão e Negócios”) é um profissional apto a aplicar métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais; comunicar previsões e demandas aos fornecedores; efetuar controle quantitativo e qualitativo de produtos e proceder a sua armazenagem no estabelecimento comercial; operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização. O egresso pode atuar nas diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor.