A história da biomedicina a partir da concepção de prática científica de Thomas Kuhn
A história da biomedicina a partir da concepção de prática científica de Thomas Kuhn
O objetivo do presente trabalho é discutir o desenvolvimento da biomedicina contemporânea a partir da concepção de prática científica de Thomas Kuhn. Georges Canguilhem propõe as bases para uma discussão acerca da distinção entre ciência objetiva e prática clínica dirigida por valores. A tese de Canguilhem é de que não é possível reduzir a medicina à objetividade da ciência, pois no seu fundamento estão valores clínicos. Isso contrasta com os recentes avanços da biomedicina, na qual a produção de conhecimento e parâmetros laboratoriais para diagnósticos de patologias são amplamente aceitos pela comunidade médica e são caracterizados como objetivos. Neste trabalho pretendemos debater como a biomedicina pode ser compreendida a partir da tese de Kuhn de que os paradigmas científicos são dirigidos por valores, de modo que a história recente da biomedicina é um exemplo que mostra que a distinção fato (objetividade) e valor - tal como concebida pelos filósofos da ciência da primeira metade do século XX - não corresponde à prática científica.
Coordenador: Rodrigo Augusto Rosa
Aluna: Yasmin Almeida Santos
A Política dos Algortimos
A Política dos Algorítmos: o youtube e sua curadoria de "recomendados";
Este projeto de pesquisa analisa e discute como as funcionalidades dos algoritmos do Youtube relacionam-se diretamente com os processos de crise democrática e construção de bolhas sociais. Partiremos do pressuposto, já amplamente discutido pela literatura, de que a citada plataforma, por meio da análise comportamental micro segmentada, impulsiona a formação de nichos de intolerância e dificulta a construção do debate na esfera pública, isto porque ela recomenda de maneira enviesada e viciosa informações a favor das ideias já pesquisadas e defendidas pelos indivíduos. Esta pesquisa se baseará na metodologia de revisão bibliográfica, com destaque para a literatura das Ciências Humanas sobre micro segmentação de dados e capitalismo de vigilância, e na análise empírica da funcionalidade dos algoritmos do Youtube. Para tanto, serão criadas três contas com perfis ideológicos diferentes (progressista, neutra e conservadora) dentro dessa plataforma e serão feitos os registros e análises comparativas dos resultados de “recomendação” e personalização oferecidos pelo site a diferentes buscas – a chamada “curadoria algorítmica”.
Coordenadora: Profa. Dra. Gabriela Montez Holanda da Silva
Aluno bolsista: Diego dos Santos Garcias
Ações Inclusivas no IFSP
Ações Inclusivas no IFSP: A Percepção e a Satisfação dos Estudantes com deficiência regularmente matriculados em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
A pandemia de covid-19 demandou mudanças significativas nas escolas entre 2020 e 2022. Esta investigação configura-se iniciação científica de nível médio e faz parte de projeto maior, aprovado pelo Edital CNPq/MCTI/FNDCT. Seu desenho metodológico é qualitativo descritivo. Objetiva identificar transformações e estratégias adotadas diante de prejuízos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação Especial, decorrentes do distanciamento social e do ensino remoto, pelas escolas públicas brasileiras (anos iniciais do ensino fundamental) junto às equipes escolares, estudantes e suas famílias, de uma região do Brasil. São objetivos específicos: (i) identificar os procedimentos adotados ou planejados para o atendimento dos estudantes e recuperação das aprendizagens no período pós-pandêmico; (ii) conhecer as mudanças, dificuldades e possibilidades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas junto aos estudantes público da educação especial após a pandemia; (iii) compartilhar práticas pedagógicas exitosas que permitam a participação e a aprendizagem de todos os estudantes no período pós-pandêmico. Para tanto, os áudios das entrevistas serão transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo. Ao final, espera-se identificar as transformações que aconteceram na educação especial inclusiva, após a pandemia de covid-19, bem como as estratégias para recuperação das aprendizagens e práticas pedagógicas exitosas.
Coordenadora: Profa. Dra. Gabriela Alias Rios
Aluna bolsista: Yasmin Almeida Santos
Erosão do solo nas trilhas da Serra do Japi
Erosão do solo nas trilhas da Serra do Japi
É notório que o turismo rural e o ecoturismo vêm aumentando sua importância nos últimos anos e atraindo cada vez mais pessoas para essas atividades. Isso refletiu o retorno à normalidade após um período de pandemia, mas mantém a alta procura mesmo dois anos após o retorno das atividades de modo mais regular. O manejo das áreas naturais que recebem essa grande quantidade de turistas é necessário a fim de manter a atividade o mais sustentável possível. Em Jundiaí, um grande símbolo do ecoturismo é a Serra do Japi onde foi delimitada uma área de Reserva Biológica (pela Lei Municipal 3.672 de 10 de janeiro 1991), que está localizada a poucos minutos do centro da cidade. Visando verificar o impacto do turismo nas trilhas da Serra do Japi, este projeto propõe a continuação do monitoramento e medição da erosão pluvial em três pontos diferentes: um muito utilizado pelos turistas, outro pouco utilizado e um terceiro de mata fechada. Assim será possível precisar como cada tipo de trilha se comporta em relação às atividades turísticas e subsidiar futuras ações de manejo turístico na região.
Coordenador: Prof. Dr. Felipe Costa Abreu Lopes
Aluno bolsista: Henrique Leandro Alfredo
A representatividade do corpo feminino negro na literatura de Lubi Prates
A representatividade do corpo feminino negro na literatura de Lubi Prates
A literatura brasileira de autoria feminina tem se tornado um terreno cada vez mais fértil e representativo para pensar as questões de ordem social. Sob o ponto de vista da identidade e do gênero, as mulheres entendem primeiro sobre o patriarcado e as exigências da existência política. Mais profundamente, as mulheres negras conhecem ainda mais cedo a força e os estigmas que circunscrevem a raça. É nesse lugar que está situada a literatura de Lubi Prates, poeta contemporânea, também tradutora, editora e curadora de livros, que vem ganhando cada vez mais visibilidade nos espaços intelectuais da sociedade, transmitindo discussões de ordem social, política e racial em suas produções artísticas. Essas temáticas são as que primeiro atravessam a literatura de Lubi Prates, e que nos alcançar a literatura de Lubi Prates é a linguagem simples, fluida e próxima da realidade de um público jovem, como estudantes do ensino médio, que conseguem entender as intertextualidades, figuras de linguagem e demais (re)elaborações que permitem o texto poético. Para realização da pesquisa, as teorias de Djamila Ribeiro (2019), Sueli Carneiro (2011) e Lélia Gonzalez (2020) serão fundamentais para as discussões, reflexões, debates e escritas.
Coordenador: Profa. Dra. Jaqueline Ferreira Borges
Aluna bolsista: Eduarda da Silva Mendes
"Nossos Poemas Conjuram e Gritam"
"Nossos Poemas Conjuram e Gritam": a identidade negra e os aspectos sociais da poesia contemporânea de autoria feminina negra
A literatura brasileira de autoria feminina tem se tornado um terreno cada vez mais fértil e representativo para pensar as questões de ordem social. Sob o ponto de vista da identidade e do gênero, as mulheres negras entendem primeiro os estigmas que circunscrevem a raça, assim como o patriarcado e as condições da existência política e a força. É nesse lugar que está situada a literatura de Lubi Prates, poeta contemporânea, também tradutora, editora e curadora de literatura, que vem ganhando cada vez mais visibilidade nos espaços intelectuais da sociedade, transmitindo discussões de ordem social, política e racial em suas produções artísticas. Tendo como ponto de partida o livro “Nossos poemas conjuram e gritam”, organizado por Lubi Prates e publicado em 2019 pela editora Quelônio. Como objeto de análise, foi feita a seleção de dois poemas, sendo "Vozes-mulheres", de Conceição Evaristo, “Alfange”, de Neide Almeida e Sálùbá, de Esmeralda Ribeiro, obras que mostram a linguagem simples, fluida e próxima da realidade de um público jovem, que conseguem entender os expedientes poéticos e (re)elaborações que constroem os poemas. Para realização da pesquisa, as teorias de Ribeiro (2019), Carneiro (2011) e Gonzalez (2020) serão fundamentais para as discussões, reflexões, debates e escritas.
Coordenador: Profa. Dra. Jaqueline Ferreira Borges
Aluna bolsista: Júlia Aguiar Silva
A construção da identidade negra feminina nos poemas de Conceição Evaristo e Lubi Prates
A construção da identidade negra feminina nos poemas de Conceição Evaristo e Lubi Prates
A literatura brasileira de autoria feminina tem se tornado um terreno cada vez mais produtivo para pensar as questões de ordem social. Sob o ponto de vista da identidade e do gênero, as mulheres entendem primeiro sobre o patriarcado e as exigências da existência política. Mais profundamente, as mulheres negras conhecem ainda mais cedo a força e os estigmas que circunscrevem a raça, temáticas que atravessam a literatura de Conceição Evaristo e influenciam na construção da identidade artística de Lubi Prates, que também é mulher negra e compartilha da mesma luta que se materializou, concreta e simbolicamente, na violência que fundou este país. Assim, o conceito de Amefricanidade, de Gonzalez (2020), será fundamental para discutir a perspectiva de formação do nosso país. O que se apresenta como pontos de encontro entre as escritoras, além da força e da luta acerca da raça, é o uso de uma linguagem simples, fluida e próxima da realidade de um público jovem, como estudantes do ensino médio, que conseguem entender as intertextualidades, figuras de linguagem e demais (re)elaborações que permitem o texto poético. Para realização da pesquisa, as teorias de Ribeiro (2019), Carneiro (2011) e Gonzalez (2020) serão fundamentais.
Coordenador: Profa. Dra. Jaqueline Ferreira Borges
Aluna bolsista: Júlia de Azevedo Santos
Lubi Prates e a literatura negra feminina no Brasil
Lubi Prates e a literatura negra feminina no Brasil
A literatura brasileira de autoria feminina tem se tornado um terreno cada vez mais fértil e representativo para pensar as questões de ordem social. Sob o ponto de vista da identidade e do gênero, as mulheres entendem primeiro sobre o patriarcado e as exigências da existência política. Mais profundamente, as mulheres negras conhecem ainda mais cedo a força e os estigmas que circunscrevem a raça. É nesse lugar que está situada a literatura de Lubi Prates, poeta contemporânea, também tradutora, editora e curadora de literatura, que vem ganhando cada vez mais visibilidade nos espaços intelectuais da sociedade, transmitindo discussões de ordem social, política e racial em suas produções artísticas. Essas temáticas são as que primeiro atravessam a literatura de Lubi Prates, que publicou seu terceiro livro, "um corpo negro”, em 2018, pela editora Patuá. O que nos faz alcançar a literatura de Lubi Prates é a linguagem simples, fluida e próxima da realidade de um público jovem, como estudantes do ensino médio, que conseguem entender as intertextualidades, figuras de linguagem e demais (re)elaborações que permitem o texto poético. Para realização da pesquisa, as teorias de Ribeiro (2019), Carneiro (2011) e Gonzalez (2020) serão fundamentais para as discussões e escritas.
Coordenador: Profa. Dra. Jaqueline Ferreira Borges
Aluna bolsista: Yasmin Victoria Santos Malaquias