Grupo de Pesquisa Economia e Sociedade
LINHA DE PESQUISA: Cooperativismo, Associativismo e Autogestão
Pesquisadores: Profº Newton Ferreira; Profº Fleides Lima; Profª Sheyla Gorayeb
Aluna bolsista: Patricia Romano
2º ENCONTRO – 12/03/2018
TEMATICA EM DISCUSSÃO: REFLEXÕES SOBRE A DESIGUALDADE MUNDIAL DA RIQUEZA NO SÉCULO 21
MODERADOR: PROF FLEIDES LIMA
A temática deste encontro tem por objetivo inicial discutir a problemática da desigualdade da riqueza no século 21 a partir das reflexões contidas no livro O Capital no Século XXI do professor da Escola de Economia de Paris Thomas Piketty. O tema está contido no capítulo do livro que trata da estrutura da desigualdade.
Quando se lê a introdução do livro A RIQUEZA E A POBREZA DAS NAÇÕES” do historiador e professor de Harvard David S. Landes chama a atenção para uma análise dos países ricos europeus em relação aos países pobres. Em 1998 a diferença da renda per capita da Suíça e Moçambique era 400 para 1. Se considerarmos que no século 18 essa diferença era de 5 para 1 e no século 16 era de 2 para 1(conforme os trabalhos de pesquisa de Paul Bairoch no livro NÍVEIS DE DIFERENÇA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) o que fica claro é que os extremos da riqueza e da pobreza das nações crescem de forma exponencial.
Nesse sentido Tomas Piketty faz uma análise estatística, histórica, política e econômica, demonstrando que os ciclos econômicos dentro da era capitalista apontaram uma trajetória de desigualdade da renda e riqueza, e no século 21, onde se esperava uma evolução da igualdade da riqueza, os dados e a realidade mostram que a riqueza vai se concentrar ainda mais e a pobreza vai dizimar a dignidade de bilhões de pessoas.