Página inicial > Projetos de Ensino > Uncategorised > CRIATIVIDADE E ARDUINO NA CRIAÇÃO DE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E AFINS.

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 17h19 | Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 17h19 | Acessos: 1872

Atualmente um dos grandes desafios enfrentados em sala de aula por professores das diversas disciplinas e fases do ensino é como lidar com a tecnologia cada vez mais presente na vida dos alunos e de que maneira inseri-la no contexto de suas aulas e no dia-a-dia escolar. Essa afirmação se apoia na nossa experiência enquanto docentes e esbarra na nossa capacidade de conseguir superá-la dado o contexto envolvido em nossas atividades diárias. Sabendo que a técnica e a tecnologia são grandes agentes transformadores da sociedade e do espaço (Lévy, 2004), apoiando-se em relatos de colegas educadores e da participação de alunos do Câmpus Avançado Jundiaí na Expoensino 2019, é notório que quando a tecnologia faz parte do ensino, os alunos têm um interesse muito maior pela disciplina favorecendo o processo ensino aprendizagem e criando um vínculo mais forte com a vivência do aluno, o que dá um sentido maior à escola.

A união entre tecnologia e sala de aula sempre foi uma ação desafiadora, ainda mais se tratando de um tema que necessariamente envolve algum tipo de equipamento ou software para ser executado e pode demandar uma fatia do orçamento já escasso nas escolas públicas. A escolha do Arduino para o projeto veio a partir de algumas experiências pretéritas desenvolvidas informalmente no próprio Câmpus, da participação com os alunos em eventos no decorrer do ano de 2019, nas leituras de artigos sobre o tema e nos resultados obtidos durante o período de ensino remoto com alguns alunos voluntários para desenvolver projetos com Arduino em suas casas. O objetivo principal dessa proposta é usar o Arduino para elaborar ferramentas didáticas que possam ser usadas em sala de aula na disciplina de Geografia e outras áreas afim, abarcando nisso a possibilidade de ser usada também no contexto do ensino remoto.

O projeto é aberto para a participação de todos os alunos do Câmpus Avançado Jundiaí. Para mais informações, entrar em contato com o professor Felipe pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..