Página inicial > Eleições IFSP > Últimas notícias > Aluno do IFSP Câmpus Avançado Jundiaí desenvolve projeto com Arduino em casa durante período de aulas remotas

• Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 10h15
  • Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 10h29

Durante o período da pandemia, o contexto do ensino e do cotidiano escolar foram totalmente impactados pelas ações sanitárias necessárias para controlar a transmissão do vírus responsável pela COVID19. Em consequência disso e pensando em modos de manter os alunos próximos, o professor de Geografia Felipe Costa e o servidor técnico Caio Vinicius, deram continuidade ao projeto presencial do Arduino IFSP Jundiaí, mas dessa vez à distância.

Dois alunos participantes do projeto se interessaram em desenvolver atividades do projeto mesmo à distância e sendo assim, eles receberam um kit básico de Arduino cada um para criar e montar uma ideia de suas cabeças durante o período que ficassem em suas casas.

O aluno do 3° ano A de 2020, André Fabris de Moraes, desenvolveu um projeto prático de organização, distribuição e disponibilidade de remédios para auxiliar pessoas que devem tomar mais de um medicamento por dia e não podem esquecer dos horários corretos.

Um vídeo do projeto do aluno e sua explicação podem ser vistos nesse link: https://youtu.be/PV0Wwk7cObs

O projeto Arduino IFSP Jundiaí é desenvolvido informalmente no Câmpus desde 2019 e surgiu para provocar um raciocínio lógico e prático nos alunos para criação de atividades didáticas. Cinco alunas e um aluno já participaram do desenvolvimento de um abrigo meteorológico simplificado baseado em Arduino, que os estudantes podem levar para suas casas, aonde o sistema colhe dados de temperatura e umidade para serem usados em sala de aula.