“Cartas de gratidão” produzidas por alunos do Instituto Federal são entregues aos profissionais de Unidades de Saúde de Jundiaí

• Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 17h51
  • Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 20h46

No dia 17 de junho, aconteceu a entrega das cartas escritas dentro do Projeto “Cartas da gratidão”. A ação envolveu alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Avançado Jundiaí, e teve como objetivo conhecer o gênero “carta” para então produzir textos para os profissionais de unidades de saúde como forma de apoio e agradecimento em meio à situação de pandemia da covid-19.

O projeto surgiu da ideia da aluna Sabrina Meneses Nunes, do 3º ano do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio e foi posteriormente desenvolvida juntamente com os professores Ana Helena Rufo Fiamengui, Gabriela Alias Rios e Irando Alves Martins Neto, da área de Letras.

A ação foi composta por uma etapa de divulgação entre os alunos dos três cursos do Câmpus Jundiaí, uma oficina on-line sobre o gênero textual “carta”, escrita e envio a um professor responsável, revisão, reescrita e reenvio da versão final do texto. Após revisão e reescrita, os alunos enviaram o texto manuscrito e digitado, pois a escrita manual promoveria uma ideia de maior aproximação entre remetentes e destinatários. Os alunos puderam, individualmente ou em duplas, selecionar a equipe para a qual eles escreveriam. Ao todo, participaram da ação trinta e um alunos do IFSP Câmpus Jundiaí.

As cartas foram direcionadas às equipes das Unidades Sentinelas, unidades de saúde em que se faz o atendimento exclusivo a pacientes acometidos pela covid-19. Foram produzidas 25 cartas, para as equipes de médicos, enfermeiros, organizadores, recepcionistas e funcionários da limpeza de cada uma das cinco unidades sentinelas: Anhangabaú, Jardim do Lago, Novo Horizonte, Rami e Rui Barbosa.