Notícias - Assistência
PAP 2024: Resultado Preliminar Edital 33/2024
25/09/2024 07h29
Programa de Ações Universais 2024
14/08/2024 11h16
Assistência Estudantil
Política de Assistência Estudantil do IFSP (PAE)
A política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é um conjunto de princípios, diretrizes e objetivos que norteia a elaboração e a implantação de ações que promovam o acesso, a permanência e a construção do processo formativo, contribuindo na perspectiva de equidade, produção de conhecimentos e melhoria de desempenho escolar. Ela é regulamentada pela Resolução 41/2015 e normatizada pela Resolução 42/2015.
Os recursos do PAE são disponibilizados como Programas de Auxílio Permanência (PAP), Programa de Apoio ao Estudante PROJEA e Programas de Ações Universais.
Programa de Auxílio Permanência (PAP)
Informações
O Programa de Auxílio Permanência (PAP) é destinado aos estudantes em vulnerabilidade social. Seu objetivo é garantir a equidade de permanência entre os estudantes na Instituição.
Por meio do PAP, são destinadas verbas para: Auxílios Alimentação, Apoio didático-pedagógico ,Creche (Apoio a estudantes pais e mães), Moradia, Saúde e Transporte.
Programa de Ações Universais
Informações
O programa de ações universais é destinado a toda a comunidade discente do IFSP, independentemente de situação econômica. As ações desse programa serão voltadas à formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social. As ações serão realizadas em articulação com o Ensino, Pesquisa e Extensão.
Por meio do Programa de Ações Universais, são destinadas verbas para: Acesso e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas, Cultura, Esporte e Inclusão Digital.
Programa de Apoio ao Estudante PROEJA
O programa de Apoio ao Estudante do PROEJA tem por objetivo contribuir para a permanência e êxito dos estudantes dos cursos desenvolvidos nessa modalidade ofertados pelo IFSP e proporcionar apoio financeiro, tendo em vista melhor desempenho acadêmico, aos estudantes para custeio dos estudos por meio de complementação de despesas, voltadas, prioritariamente, à alimentação e ao transporte.