Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dúvidas
Início do conteúdo da página

Biblioteca: Dúvidas

Publicado: Sexta, 19 de Setembro de 2025, 14h14 | Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2025, 14h51 | Acessos: 18

BIBLIOTECA VIRTUAL DA PEARSON

Como faço para acessar os títulos disponíveis na biblioteca da Pearson?

Faça login na página da pesquisa no acervo (Pergamum). Em seguida, realize a busca com o título, autor ou assunto desejado. Os livros da BV estão identificados como “online” e possuem um cadeado. Clique sobre o cadeado e dê permissão para abrir janela Pop Up em seu navegador. Abrirá uma nova tela com o livro.  Lembrando, não é possível baixar o livro apenas consultá-lo, fazer anotações e salvá-lo em seus favoritos.

 

Como faço para acessar a Biblioteca Virtual através do SUAP?

Acesse a página do SUAP com seu login e senha. Ao entrar procure pelo ícone: Links úteis. Clique na opção Biblioteca Virtual Pearson. Você será redirecionado para a página inicial da Biblioteca Virtual.

 

Como faço para acessar a Biblioteca Virtual da Pearson através do aplicativo?

Faça o login no SUAP e clique no link Biblioteca Virtual da Pearson. Depois de acessar a BV, clique em Minha Conta, preencha as informações solicitadas, crie uma senha e clique em atualizar. Baixe o aplicativo da Biblioteca Virtual da Pearson na Play Store e realize o acesso informando os dados já cadastrados em “Minha conta”.

 

CADASTRO NA BIBLIOTECA

Nunca peguei livro na biblioteca, como faço?

Os dados são migrados de forma automática para o sistema da biblioteca. Caso não tenha sido você deve entrar no SUAP e clicar em <primeiro acesso> antes de colocar o número do prontuário inserir “BI” e o CPF, digitar a capctha e seguir as instruções para redefinir a senha. Após este procedimento, consulte a biblioteca para verificar se as informações foram atualizadas no sistema Pergamum.

Como faço para atualizar meu e-mail? 

Para atualizar o e-mail você deve se dirigir à secretaria e solicitar inclusão/alteração do e-mail em seu cadastro. Recomendamos que este seja de uso pessoal.

EMPRÉSTIMOS

Quantos livros posso retirar?

Alunos: podem retirar até 5 livros por vez.

Servidores: podem retirar até 7 livros por vez.

Por quanto tempo posso ficar com os livros?

Estudantes e servidores: 15 dias.

DEVOLUÇÕES

Onde posso devolver os livros que peguei emprestado?

Você pode devolver diretamente na biblioteca ou depositar na caixa coletora instalada na porta da biblioteca e observando as seguintes recomendações:

  • devem ser depositados nas caixas coletoras somente materiais emprestados na biblioteca do campus;
  • a devolução não é automática. O material depositado será recolhido no final do período da manhã e da tarde, sendo as devoluções do noturno realizadas no primeiro horário do dia seguinte; 
  • devoluções em atraso serão contabilizadas normalmente, conforme regulamento vigente;
  • livros danificados não serão aceitos para devolução. Nessa situação o usuário deverá comparecer à biblioteca antes de colocar o livro na caixa;
  • o livro emprestado é de responsabilidade do usuário até o momento em que for dado baixa no Pergamum. Por isso, se ao fazer o empréstimo notar qualquer avaria no livro, comunicar imediatamente ao atendente. Os recibos de devolução são automaticamente encaminhados no e-mail pessoal de cada usuário.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

Caso o livro que precise não estiver disponível na biblioteca, posso pedir para outra unidade?

Sim. Essa solicitação deve ser feita diretamente no balcão de atendimento. O servidor verificará a disponibilidade da obra no Campus que possui o material e informará se há viabilidade para realizar o empréstimo.

PENALIDADES

Se devolver o livro com atraso, que acontece?

É calculado automaticamente 2 (dois) dias de suspensão para cada dia e obra em atraso.

Não cumpri os prazos de empréstimo da Biblioteca e estou suspenso para realizar novos empréstimos e renovações por um longo período. Há algo que eu possa fazer para a retirada da suspensão?

O aluno poderá optar pela penalidade alternativa. A penalidade alternativa foi instituída para possibilitar aos usuários suspensos por longos períodos, a troca do período de suspensão pela doação de material bibliográfico ou multimídia de acordo com a lista de interesse da Biblioteca.

Se o livro for extraviado, que acontece?

Você deverá repor o material extraviado e comunicar imediatamente a biblioteca para as devidas providências.

RENOVAÇÃO

Posso renovar os materiais caso precise ficar mais tempo com eles?

Você pode renovar até 3 vezes, desde que a obra emprestada não possua reserva. Caso a obra possua reserva, o sistema informará que a renovação foi cancelada. Nesse caso, precisará devolver o livro.

Como faço renovação?

Você pode renovar os livros online pelo sistema Pergamum. Também é possível fazer a renovação através de um terminal dentro da biblioteca exclusivo para essa finalidade. Caso queira renovar no balcão de atendimento você deverá estar em posse dos livros.

Se eu esquecer de devolver e/ou renovar o livro no prazo, o que acontece?

Você ficará suspenso por 2 dias por cada material emprestado. Por exemplo, se você estiver com 5 livros em atraso ficará 10 dias corridos de suspensão. Se tiver outros, em seu poder não poderá renová-los até que tenha dado o prazo.

RESERVA

Caso os livros que preciso estiverem emprestados, como devo proceder?

Você poderá fazer a reserva do material. Para tanto, precisará realizar uma pesquisa no acervo, selecionar a unidade de informação “Birigui” e clicar em <pesquisar>. Ao encontrar o material desejado, clique em “exemplares” para verificar se há exemplar disponível e quando é a data de devolução mais próxima. Em seguida, clique em “Reserva” informe os dados, se houver, selecionar volume e clique em <confirmar>, em seguida aparecerá a mensagem que a reserva foi concluída. Quando o material for devolvido, um e-mail será enviado automaticamente informando a disponibilidade e prazo para o empréstimo do material.

Reservei um livro, mas não preciso mais. O que faço?

Acesse o <Meu Pergamum>. Após fazer o login, na tela inicial clique em <Títulos Reservados>. Verifique a lista de títulos reservados e clique em cancelar sobre o item desejado. Você também pode solicitar o cancelamento da reserva no balcão de atendimento da Biblioteca.

Fim do conteúdo da página