Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cultura di Quinta
Início do conteúdo da página

Cultura di Quinta: Programação

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 23h26 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 20h58 | Acessos: 1398
Programação de Novembro/2018

08/11: A abolição inacabada
Com participação do Movimento Marcha pela Consciência Negra de Jundiaí. 

01/11: Festa de Halloween
No nosso primeiro Cultura Di Quinta de novembro nós tivemos a festa de Halloween dos alunos do Ensino médio do IFSP Câmpus Avançado Jundiaí realizado pelo grêmio estudantil da escola. 
Confira as fotos aqui.

Programação de Outubro/2018

25/10: Café literário
Nesse Cultura Di Quinta nós tivemos o Café Literário da IV Semana Da Biblioteca. Os participantes puderam saber mais sobre a Escritora Marina Colasanti, apresentada pela Professora Mariana do IFSP Câmpus Avançado Jundiaí, além de indicarem seus livros preferidos aos colegas. Também tivemos os resultados dos concursos “Marcadores de páginas” e “Textos Poéticos”, no qual os alunos ganhadores puderam ler para o público as suas autorias. O evento terminou em um bom Café em que os alunos socializaram e falaram muito sobre literatura.
Confira as fotos aqui.

04/10: É possível fazer jogos para celular?
Neste Cultura Di Quinta, Alex Benito Alves, que desenvolve jogos, mostrou ao público presente que é possível criar seu próprio jogo para celular. Além de explicar como funciona, ele mostrou quais programas mais utilizados para desenvolver esse tipo de projeto. O público também conheceu o jogo criado por ele. 
Confira as fotos aqui.

Programação de Setembro/2018

27/09: Cultura Games
Neste Cultura Di Quinta o tema foi “Cultura Games”, uma tarde com uma competição e diversão com os jogos de vídeo game. 
Confira as fotos aqui.

20/09: As perspectivas sobre o (Sub) desenvolvimento e seus impactos
Esse foi o tema deste Cultura Di Quinta que teve a participação do Professor Samuel N. Galiego que falou um pouco mais sobre o assunto para os alunos na roda de conversa.
Confira as fotos aqui.

13/09: 11º Festival de Curtas de Direitos Humanos Entretodos
Neste dia foi a vez do Cultura Di Quinta sediar a 11ª edição do Festival de Curtas de Direitos Humanos Entretodos. Foram exibidos 5 curtas do bloco “Na pressão” sendo os títulos “Alma Bandida”, “Mocinho e bandido”, Cien Cuadras de noche”, “Clara Consiente” e “Menina seta, todos fidelizando o objetivo do Festival que busca retratar questões sociais, raciais, de identidade e cidadania de forma lúdica, poética e participativa, provocando reflexão nos alunos e demais telespectadores que acompanharam a exibição.
Confira as fotos aqui.

06/09: Karaoke

 

Programação de Agosto/2018

30/08: Torneio de Ping Pong
Neste dia tivemos uma competição divertida de Ping-pong, onde os alunos puderam competir e mostrar suas habilidades durante as partidas.
Confira as fotos aqui.

23/08: Jornal na Escola
Nesse Cultura di Quinta, houve uma conversa sobre a organização e produção de jornais escolares. A palestrante Maiara Almeida também disseminou aos estudantes o que tal ação influenciará no futuro dos mesmos. Além de ser estudante do último semestre de Jornalismo, ela é estagiária de comunicação no IFSP.
Confira as fotos aqui.

09/08: Você realmente sabe o que é Feminismo?
No último Cultura di Quinta recebemos a Aline Maria, Aline Lola e Camila Godoi, integrantes da Banda Clandestinas. Elas, juntas com os demais, conversaram sobre o que é o feminismo e a importância da mulher lutar pelos seus direitos. Além disso, elas cantaram três de suas músicas, chamadas “Na Lua, Ana”, “Nenhuma a menos” e “Rotina”.
Confira as fotos aqui.

02/08: Just Dance da Federal
Nesse dia o Cultura di Quinta realizou uma competição de dança, com o game Just Dance.
Confira as fotos aqui.

Programação de Junho/2018

28/06: Show de Talentos do Instituto Federal
Essa quinta-feira foi a despedida do Cultura di Quinta do primeiro semestre! Cantos, danças e muita diversão foram os principais participantes do evento!
Confira as fotos aqui.

21/06: Onde o amor cabe em nossas vidas?
A psicóloga Solema Sanches Valverde, do Instituto Federal, proporcionou aos participantes uma reflexão sobre o papel dos relacionamentos amorosos ao longo da vida dos indivíduos.
Confira as fotos aqui.

14/06: Será que é amor?
Neste Cultura di Quinta os professores do Instituto Federal de Jundiaí, Vanessa Stollar, Daniel Perez e Daniel Costa, comentaram sobre relacionamentos e como se proteger fisicamente, tanto na violência quanto na saúde individual.
Confira as fotos aqui.

07/06: Arte de rua e se impacto sócio-político
Neste Cultura di Quinta, teremos um bate-papo com o artista de rua Mauro Consenza sobre a Arte de rua e seus impactos sociais e políticos.
Confira as fotos aqui.

 

Programação de Maio/2018

24/05: Batalha de Rap
Sob a condução do aluno do Instituto Federal de Jundiaí Alex Marinho o Cultura di Quinta dessa semana irá realizar uma oficina de rimas com didáticas para leigos no Hip-Hop e uma batalha de rap.
Confira as fotos aqui.

17/05: Palestra sobre Orientação Vocacional
A orientação vocacional é o processo de ajuda ao estudante destinado a conseguir uma compreensão adequada das diferentes opções profissionais, que ocorrem no mundo da educação e do trabalho, elegendo aquela que esteja mais de acordo com os interesses e objetivos pessoais.
A conversa será conduzida pela psicóloga Juliana Taglhare Garcia. Psicóloga pela Universidade São Francisco ,pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP e mestrado Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela pela Universidade São Francisco.
Confira as fotos aqui.

10/05: Passa ou Repassa
Serão formados times para participarem de um quiz com perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. Valendo prêmios, conhecimento e muita diversão.
Confira as fotos aqui.

03/05: Trocas, Causos e Coisas
Neste dia iremos prosear bastante, trocar bons causos, compartilhar histórias e fazer uma feira de trocas. Traga alguma coisa que não usa mais trocar e leve coisas e causos.
Confira as fotos aqui.

 

Programação de Abril/2018

26/04: Jogos Unplugged
Neste encontro o Cultura di Quinta irá promover jogos, brincadeiras e vivências que não façam uso do meio eletrônico. Venha se divertir!
Confira as fotos aqui.

19/04: Oficina de Acrobacias
Nesse Cultura di Quinta receberemos o professor e acrobata Alessandro Coelho que oferecerá vivências de acrobacias em grupo de solo com duplas e trios. Também serão explorados seis apoios, dois apoios, acrobacias no chão e em altura mediana.
Confira as fotos aqui.

12/04: Valorização à Vida e Saúde Mental
Neste encontro abordaremos questões ligadas a construção da autoestima, ao cuidado com a saúde mental, depressão e prevenção ao suicídio. Com Adriana Carvalho Pinto (psicóloga, sanitarista, especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, coordenadora do CAPS III Sem Fronteiras de Jundiaí)
Confira as fotos aqui.

05/04: Grêmio Estudantil: O que é? Qual a sua importância?
Estudantes do Instituto Federal de Jundiaí irão apresentar a importância da formação do Grêmio Estudantil e iniciar o processo de formação deste no IFSP de Jundiaí.
Confira as fotos aqui.

 

Programação de Março/2018

29/03: Mini Workshop de Escrita Criativa
Por meio de exercícios os alunos aprenderão técnicas que desenvolvem o potencial criativo e estimulam a geração de ideias para criação de textos literários. Com Juliana Maringoni, jornalista, psicopedagoga e professora de escrita criativa na Editora Rosa Rosé.
Confira as fotos aqui.

22/03: Vidas Negras importam: quem matou Marielle Franco?
Nesse dia o Cultura di Quinta irá propor um debate sobre o assassinato de Marielle Franco e a questão racial em nosso país. Os convidados serão os membros do Movimento Marcha da Consciência Negra de Jundiaí, movimento sem fins Lucrativos, sem Politicas Partidárias e sem Religiões.
Confira as fotos aqui.

15/03: Aula aberta de Dança Esportiva
A dança esportiva é uma modalidade da Dança de Salão que envolve ritmos internacionais. Nessa aula, a educadora física, Maricelia Araújo Beltrão Mendonça , irá nos propor práticas que envolvem essa modalidade.
Confira as fotos aqui.

08/03: Perspectivas sobre a Tolerância: Religiões de Matrizes Africanas
As religiões de matriz africana foram incorporadas a cultura brasileira desde há muito, quando os/as primeiros/as escravizados/as desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores trazidos da África.
E assim como tudo que fazia parte deste universo, tais religiões – apesar de sua influência e importância na construção da cultura nacional – também foram perseguidas e, em determinados momentos históricos, até proibidas. Atualmente, essas religiões ainda sofrem ataques de diversas formas.
Por isso, o Projeto Cultura di Quinta irá trazer o Babalorixá, mestrando no programa de pós-graduação em Educação da Unicamp e Servidor Técnico Administrativo do IFSP-Câmpus Jundiaí, Paulo Fabrício Roquete, para propor uma conversa que quebre preconceitos e amplie a nossa visão sobre o tema.
Confira as fotos aqui.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página