Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividade Didática: Ensaio sobre "Niketche: Uma História de Poligamia" de Paulina Chiziane com Cristiane Santana Silva - Docente - Campus Guarulhos

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 07h32 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 07h35 | Acessos: 131

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, será realizada atividade didática para os terceiros anos do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio.

Com o objetivo de estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os temas abordados no livro "Niketche: Uma História de Poligamia" de Paulina Chiziane, será realizada a produção de um ensaio acadêmico. A atividade visa promover a capacidade de análise literária e construção de argumentos com base nas questões culturais, sociais e de gênero apresentadas na obra.

Tópicos de Discussão:

Questão de Gênero e Poligamia: Analisar como o livro aborda a poligamia em Moçambique e suas implicações no papel da mulher na sociedade moçambicana.

Autoconhecimento e Empoderamento Feminino: A jornada de Rami vai além da busca pelo marido infiel. A personagem descobre seu valor e força interior como mulher. Analise como Paulina Chiziane desenvolve esse processo de autoconhecimento e empoderamento em meio à opressão social e familiar.

Cultura e Tradições Moçambicanas: O livro traz lendas, mitos e elementos culturais moçambicanos. Refletir sobre como essas tradições moldam a identidade das personagens e influenciam suas decisões.

A Violência Simbólica na Vida de Rami: Discuta como o silêncio e a ausência de Tony, marido de Rami, representam uma forma de violência simbólica e como isso impacta sua percepção sobre o papel de esposa e mãe.

Comparação com Outras Realidades Culturais: Comparar os temas de poligamia e gênero abordados no livro com realidades culturais locais ou globais. Existem semelhanças ou diferenças significativas?

 A atividade contará com a participação da Professora Cristiane Santana Silva, docente do IFSP Campus Guarulhos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página